segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Big Sur

Sábado, 16 de janeiro de 2011.

Amanheceu um lindo dia em Carmel.
Depois de um café da manhã com direito a Waffles preparados na hora, fomos dar uma volta pela cidade antes de seguir viagem.
Me apaixonei por Carmel. Ela lembra muito Gramado, mas com o detalhe de ter a praia a alguns passos do centrinho.

Gugu na pousada em que ficamos: Carmel Wayfarer Inn.

Praia de Carmel.

Centrinho de Carmel.

Hora de seguir pela Hwy-1.
Todo o caminho pela Hwy-1, de SF até LA, dá em torno de 700km.
Como já tínhamos percorrido quase 200km até Carmel, tínhamos ainda uns bons 500km pela frente.
500km pela costa, imaginem!
Um trecho dessa estrada é ainda mais especial e é conhecido como Big Sur;

No final do século 18, os espanhóis que viviam em Carmel deram a esse trecho do litoral o nome de El País Grande del Sur, e desde então o chamado Big Sur é admirado por todos.
Descrito pelo escritor Robert Louis Stevenson como "o maior encontro de terra e mar no mundo", seus 160 km de montanhas, rochedos e enseadas deslumbrantes tiram o fôlego dos muitos visitantes"
Guia Visual Folha de São Paulo - Califórnia.

Foi uma viagem inesquecível.
O sol brilhando na no mar e a gente passeando pela estrada sinuosa.
Só paisagem de cinema. Não dá para ficar explicando. As fotos estão aí, mas também não conseguem transmitir a real beleza da costa, muito menos a sensação de estar ali.
Em alguns pontos havia espaço só para a estrada estreita, morro de um lado e precipício do outro, com o mar muito, mas muito abaixo.
Em outros pontos o mar estava bem ao lado, em outros passávamos por pontes altíssimas... parecia um filme.

Resolvemos parar em Santa Bárbara para conhecer a cidade e isso já eram quase 16h.
Fomos caminhar pela rua principal, cheia de lojinhas e bares lotados. Um clima de Balnério Camboriú, mas mais chique.

Ficamos um bom tempo em Santa Bárbara mas preferimos não jantar por ali.
Porque?
Porque pelo GPS vimos que tinha uma Cheesecake Factory alguma milhas a frente, bem no caminho para Los Angeles. E eu estava com um desejo enorme de uma cheesecake, vê se pode... rs rs rs
Paramos num Mall gigantesco. Uma cidade das lojas!
Me acabei numa cheesecake e ainda levamos um pedaço a mais... rs

Dali ainda tínhamos ainda um pouco mais de 100km até LA.
O tempo todo o Gu e eu (já em outros passeios) ficávamos rindo da cena que seria se algum carro de polícia nos parasse.
E não é que em plena rodovia rápida, de noite, a gente podre de cansado, vem um carro de polícia e liga a sirene atrás da gente.
Gelei!
Ele disse, pelo auto-falante, alguma coisa sobre luzes... dai a gente viu se estava tudo certo e parecia estar.
"Stop the car", gritou ele depois disso.
Gente.... daí a gente foi para o acostamento, mas daí ele gritou mais ainda, "Você não pode parar na rodovia, saia da rodovia". E a gente nem sabia mais o que fazer.´E ele seguindo a gente com aquela sirene ligada. Daí numa saída da rodovia ele mandou a gente sair e parar.
Eles pararam atrás da gente e a primeira coisa que perguntaram era se a gente falava inglês.... rs
Daí ele explicou que a luz de trás estava na versão cidade, mas que ele viu que foi corrigido, mas precisava parar a gente do mesmo jeito.
Foi bem tranquilo.... mas imagina o susto. Ainda mais com a sirene e o auto-falante... rs.

Mas chegamos bem em LA. Foi uma super viagem.

Beijos da Pri e do Gu.

Chegamos pelas 22h no hotel em LA.