quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mission Dolores

Terça-feira, 18 de janeiro de 2011.

Um pouco de história.

Colonização espanhola.
Nativos costanoanos viviam no que é hoje São Francisco muito tempo antes da chegada dos primeiros europeus. Em 1595 o português Sebastián Rodriguez Cermeño, em nome da corte espanhola, explorou a Baía de Drake, localizada cem quilómetros ao norte do estreito de Golden Gate. Cermeño nomeou a região de Puerto de San Francisco. Os espanhóis mapearam completamente a baía por volta de 1775. Uma expedição espanhola, delimitou em 28 de março de 1776 os terrenos para a construção de um forte (o atual Presidio of San Francisco). Simultaneamente, a missão hispânica da Ordem Franciscana, Missão de São Francisco de Assis, popularmente conhecida por Missão Dolores, ficou estabelecida perto do forte, fundando uma igreja (hoje, a Mission Dolores, datada também de 1776, localizada na Rua Dolores, no bairro Mission, ao sul da Rua Market). Esta igreja foi nomeada Misión San Francisco de Asis. O nome se tornou, popularmente, referência a Dolores por causa de um riacho que havia perto do povoado, chamado Arroyo de Nuestra Señora de los Dolores (em Português, "riacho de Nossa Senhora das Dores"). Um monge, membro da Expedição Anza, o Frade Font, escreveu sobre o local escolhido para a Misión e descreve o local exatamente como tudo permanece no presente e menciona o Arroyo de los Dolores acrescentando que eles se estabeleceram nas margens do arroio, plantando milho e feijão para experimentar o solo.
A 17 de setembro do mesmo ano, o presídio foi inaugurado. Nesta região começou a desenvolver-se a pequena vila missionária espanhola, o pueblo del Misión Dolores. O plano dos espanhóis para desenvolver a Califórnia era simples e em "tres passos".
1) Levariam os Franciscanos (a Misión) a frente para catequizar os nativos na Igreja ( i.e. assim o nome Misión);
2) Estabeleceriam seu povoado ao redor da Misión e aonde trabalhariam nas suas plantações, o pueblo--"o povoado," em Português;
3) E, finalmente, os espanhóis construiriam uma fortificação com a mão de obra dos recém catequizados; dalí surgiu o Presídio. Logo, os franciscanos se encarregavam de ajudar os costanoanos com à cristianização, a disciplina e higiene e no trabalho com a horta, na plantação do seu sustento; e os soldados fidalgos aproveitavam para delegar as responsabilidades do trabalho pesado nas mãos dos recém-educados nativos, com a construção do presídio. Estes nativos não estavam acostumados ao trabalho e nem tão pouco a um trabalho pesado, e nem poderiam se interessar no estilo de vida dos espanhóis, que eram fidalgos; então fugiam assustados. Por este motivo, no forte, estabeleceu-se um presídio para manter presos os trabalhadores que fugissem. Houve muita morte com isto e, pouco a pouco, o trabalho da Missão Franciscana ficou mais difícil.
Ao todo, foram 6 missões fundadas pela Misión de San Francisco de Assis. Os franciscanos começaram no Sul da Califórnia e foram subindo ao norte (San Francisco sendo a última)---sempre com o mesmo plano. Embora os destacamentos hispânicos desistiram primeiramente do trabalho todo que era difícil. Os espanhóis eram fidalgos e não queriam ficar correndo atrás de fugitivos. Os destacamentos abandonaram os Franciscanos, que seguiram na sequência, mas, na Califórnia, suas misións se tornaram vilas e hoje são cidades americanas. Entre estas, incluem-se a primeira, quase na fronteira com o México, San Diego de Alcalá (hoje, San Diego); com entusiasmo, eles partiram numa expedição mais arrojada, e mais ao norte, fundando a segunda, San Carlos Borromeo de Carmelo, que hoje chama-se apenas Carmel.
San Francisco de Assis foi a sexta missão a se estabelecer. Existem umas 21 misssões na Califórnia, mas muitas foram fundadas por outras Ordens, ou até por um só monge, independentemente.
Assentadores espanhóis que vieram junto com Bautista de Anza estabeleceram-se na mesma região próxima à Misión San Francisco de Asis, na vila chamada Pueblo de San Francis de Assisi (mais tarde, a Vila de São Francisco), ao fundador da Ordem Franciscana.

Bom, assim foi feita a colonização da Califórnia, por meio do estabelecimento de Missões.
Nós passamos por uma Missão em Carmel e hoje visitamos a Missão Dolores, em San Francisco.

A igreja é simples, mas muito bonita.
As paredes são de Adobe e muito espessas.

Quando estávamos iniciando a visita chegou o padre, todo paramentado numa roupa de motociclista... rs
Ele entrou na Basílica e começou a tocar Órgão.
É outra sensação percorrer a Igreja com o som do órgão.

A Missão Dolores já não ocupa mais a área que ocupava no seu início, mas muita coisa continua preservada. A missão é como um forte, um grande retângulo fechado por muros, a Igreja numa das pontas e um cemitério no meio.

Essa é a entrada da Missão, uma Capela datada de 1791.



Essa é a Basílica da Missão. Ela ficou pronta em 1918. 


No Cemitério. 


Entrada da Missão.


Saindo dali fomos caminhar na Dolores Street.
Como foi dali que a cidade se expandiu, há muitos casarões na região.
A rua é bonita, com Palmeiras na área central.
Mas hoje o bairro Mission é uma área mais simples, no qual reside muitos mexicanos.

O bonito dali é o Parque Dolores.
Uma área de lazer enorme e bem cuidada.





Beijos da Pri e do Gu.

Um comentário:

Bethania disse...

Guria! Que linda igreja! Acho lindo quando tem assim, tantos detalhes... lindo lindo lindo mesmo...

A parte da história (confesso), corri os olhos em cima, não li... hehehe Meu... estou com muitos post de atraso aqui para comentar... vi tudo, li tudo ri de tudo... rs... Mas não fiz comentários ácidos ainda - mas em compensação, meu quarto ficou prontooooo! hehehe

Vou colocar o atrasado em ordem - não porque me sinto na obrigação, mas porque me sinto na obrigação... rs... Tem coisas aí nos posts anteriores que não dá para deixar passar - perde-se a amiga mas não perde-se a piada! hehehe

Estou começando a distribuir os convites... estão fazendo o maioooooor sucessoooooo! LINDOOOS!